Comunicação: dferencial para o sucesso profissional
Comunicação humana: diferencial para o sucesso profissional.
A comunicação no mundo dos negócios é crucial para
vida profissional. Garantir um espaço no mercado de trabalho, envolve comunicar
quem você é, o que faz, como faz e para quem faz - um desafio que pode parecer
simples inicialmente.
Comunicação é funcional quando permite expressar e
promover ideias, destacar realizações, cultivar relacionamentos e expandir
redes de contatos. Isso exige prática, esforço e flexibilidade.
Em certos casos, a comunicação fortalece laços,
enquanto em outros pode prejudicar. Portanto, é importante aa flexibilidade,
“escuta ativa”, a prática em diferentes contextos, a “empatia” e uso
vocabulário adequado.
É fascinante notar como a comunicação enriquece
nossas interações, facilita a conexão em grupos, compartilha informações,
colabora e fornece feedback e transforma.
Vale lembrar que não se limita apenas às palavras, e
inclui gestos, expressões faciais, imagem, postura, que devem estar alinhados
com a mensagem verbal.
A comunicação é produtiva quando a linguagem
possibilita o outro: ver- ouvir- sentir- perceber. É o resultado entre a
emissão e a recepção das mensagens, orais, escritas e não verbais e sua
compreensão envolve todos os sentidos como a percepção visual, auditiva e a
cinestésica.
Todos têm um canal predominante, no qual há
facilidade em aprender, porém usamos os todos os canais auditivo, visual e cinestésico.
Visual: Relacionado com o ver ou o sentido da visão O
processo implica em ver imagens mentais. aprende a fazer por exemplo
escrevendo. Algumas palavras usadas pelo visual: ver, olhar, mencionar,
esclarecer, imaginar, atenção.
Auditivo: Relacionado ao escutar ou o sentido da
audição. Nesse caso o indivíduo aprende quando alguém fala o que precisa ser
feito, isso é suficiente para a compreensão. Palavras mais usadas pelo
auditivo: ouvir, dizer, barulhento, ruidoso, falar, discutir, perguntar.
Cinestésico: Relaciona-se com todos os tipos de
sensações e percepções, incluindo o tato, o olfato e sensações emocionais. O
cinestésico aprende “botando a mão na massa”. Palavras usadas: sentir,
perceber, pegar, trazer, pressionar.
Falta do autoconhecimento, do canal predominante, dos
pontos fortes e fracos na comunicação, ausência de planejamento, pouco
repertório, baixa flexibilidade podem prejudicar um profissional. É crucial
planejar e adaptar a mensagem para garantir o diálogo. A comunicação demanda
aprender sempre, esforço, flexibilidade e disciplina.
Dicas
° Leia
textos em voz alta
° Use
sempre o dicionário
° Treine
suas apresentações, repita várias vezes até falar naturalmente
° Enfatize
as palavras-chave em qualquer contexto
° Escute
com atenção, sem ao mesmo tempo pensar no que irá responder
° Preste
atenção nos verbos e nos plurais
° Elabore
frases objetivas e claras
“Aquilo que você está comunicando, nem sempre é o que
o outro está entendendo” David Ogilvy









