Networking virtual e a geração de negócios
Não basta fazer networking, é preciso fazer de maneira leve, com troca de experiências e compartilhamento de informações para aumentar as possibilidades de indicações, parcerias ou negócios.
O networking visa criar conexões, indicações, parcerias e negócios, além de gerar renda.
O que acontece com o networking no mundo virtual?
Já ouvi essa pergunta diversas vezes, o que me fez analisar, estudar e refletir.
Na minha opinião, o nosso comportamento é único. Se no mundo físico sou colaborativo isso se reflete no mundo virtual.
Atualmente, vivemos em ambientes físicos e virtuais, seja no trabalho, nas relações com amigos ou nos momentos de lazer.
A cada dia que passa, mais pessoas e grupos virtuais estão dispostos, nos mais variados aplicativos, a compartilhar dados e fazer negócios. O resultado depende do posicionamento e da comunicação de cada profissional.
Precisamos definir objetivos e contribuições antes de qualquer ação de networking, pois o grupo é formado por profissionais e, para isso, existem alguns pontos de atenção:
1, horário comercial a ser respeitado, exceto se houver algo urgente a ser comunicado.
2. formalidade: o fato de estarmos no ambiente virtual não possibilita o excesso da informalidade (emojis, stickers, correntes, etc.) saiba quando ser mais informal para criar aproximação em momentos específicos.
3. forma e conteúdo: muita atenção no que fala ou escreve. A comunicação escrita sempre favorece porque possibilita a revisão (atenção às regras gramaticais, estruturas).
4. áudio; merecem muito cuidado e atenção, primeiro porque facilita mensagens mais longas e o outro conhecer a disponibilidade do outro para ouvir o áudio.
5.foco: sempre mantenha sua atenção, o foco na sua participação no grupo
6. networking: demanda autoconhecimento, empatia, resiliência
7. confiança: networking é um exercício constante e dá certo quando as relações são de confiança.
Momento de reflexão: Como está seu networking?









